quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Síntese da apresentação dos grupos

TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS: TV E VÍDEO NA ESCOLA:

As tecnologias atualmente está presente a todo o momento do nosso cotidiano, desde nossa alimentação, onde tudo o que utilizamos passa por uma tecnologia, desde o garfo, até o fogão elétrico, o forno de microondas.
Recebemos as informações, notícias, através da tela da televisão, antigamente a “tela” era a janela do vizinho, pois só se sabia das notícias por meio dos visinhos.
Mas, essa televisão, muitas vezes induzem ao consumismo, á sermos induzidos por propagandas, e devemos ter muito cuidado, e também refletir com os alunos o que está sendo apresentado por ela. Fazendo uma análise dos pontos positivos e negativos que ela nos traz.
A televisão com a função para a educação, possui um decreto em que as emissoras devam dar preferência á programas educativos, mas o mesmo pouco vemos na televisão.
A televisão está presente freqüentemente no nosso cotidiano, mas devemos ter um olhar crítico para com o quê ela nos está oferecendo.


A educação à distância e a formação de professores:

A educação a distância não é um modismo, muito pelo contrário, ela nos oferece não só a autonomia para aprender sempre, mas também para trabalhar com os alunos de uma forma mais rica, moderna e dinâmica.
Os cursos a distância, diferente do que se é dito, possuem sim professores. Mas essa educação á distância requer condições muito diferentes da educação presencial, necessita de vários mecanismos que uma escola presencial não necessita.
Um bom curso não presencial ou a distância não depende só de ambientes ricos de aprendizagem, de ter uma boa infra-estrutura física: salas, tecnologias, bibliotecas... A aprendizagem não se faz só na sala de aula, mas nos inúmeros espaços de encontro, de pesquisa e de produção que as grandes instituições propiciam aos seus professores e alunos. Um bom curso é mais do que conteúdo, é pesquisa, troca, produção conjunta.

TECNOLOGIA NA ESCOLA

A escola deve propiciar aos alunos a oportunidade de usufruir do uso da internet, dando suporte para que os alunos usem-na de forma correta.

Com relação a interface, esta é um dispositivo que serve de comunicação on-line, na qual as mais conhecidas é o chat que é um espaço on-line de bate-papo, o fórum que é um espaço on-line de grupos, entre outros.

A tecnologia precisa tornar-se um instrumento a serviço do bem-estar da humanidade, o professor precisa tornar ser investigador critico e reflexivo para ser criativo, articulador e principalmente parceiros com os alunos.

A escola é um lugar que deve possibilitar a interação da criança com o meio social, incluindo neste espaço as crianças portadoras de necessidades especiais. Mas muitas vezes, infelizmente não é isso que vimos, a escola deve rever sua maneira de ensinar e propiciar a aprendizagem, respeitando as diferenças, oportunizando aos alunos a descoberta de suas habilidades, capacidades e potencialidades, oferecendo assim reais condições para que esses alunos especiais participem do ambiente escolar.

. Ciência da natureza, matemática e tecnologia. A interação como padrão comum entre as ciências da natureza e a tecnologia.

A Europa, os Estados Unidos e a América Latina, estavam passando por problemas metodológicos na área da matemática e das ciências da natureza. Sendo que sugeriram que diferentes tecnologias fossem utilizadas como recursos para garantir o desenvolvimento.
Que a internet fosse considerada mais que um espaço de comunicação e troca cooperativa.

A tecnologia para eles, deveria ser incorporada na sala de aula, na escola, na vida e na sociedade, tendo em vista a construção de uma cidadania democrática, participativa e responsável. E trabalhando na área de projetos, o mesmo deve ser baseado na realidade vivida pelos alunos, estando sempre aberto para modificações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário