quarta-feira, 4 de novembro de 2009

plano de aula

Identificação:

Escola: Escola de Educação Básica Princesa Isabel.
Professora: Camila Freitas Fidelix.
Disciplina: História
Ensino Fundamental
Série: 4ª série.
Data: 16 de setembro de 2009
Tempo previsto: 4 horas ( um dia )

Tema: Contribuições da cultura Afro na sociedade.

Conteúdos:
Conceito de cultura Afro.
Preconceito.
Diversidade cultural.
A cultura Afro no cotidiano da nossa sociedade.


Objetivos:

Compreender e valorizar a diversidade sociocultural e a convivência solidária para a construção de uma sociedade democrática.

Identificar qual é o entendimento que os alunos têm sobre o tema como forma de valorização.

Perceber a importância da cultura afro na construção da cultura brasileira.

· Confeccionar e compreender a boneca Abayomi como símbolo da cultura Afro.

Procedimentos Metodológicos:

· Em um primeiro momento irei conversar com os alunos sobre o que eles conhecem da palavra Afro-descendentes; trazendo para a sala uma breve discussão da mesma.

· Após entregarei para os alunos em uma folha, duas pequenas histórias que contém no livro “histórias da preta”, uma seria “os invisíveis” e a outra seria “ um jeito de olhar” após a leitura coletiva iremos conversar sobre o que essas histórias trazem, quais são os significados delas.

· Contarei a história da boneca Abayomi, e após de acordo com a minha explicação, de como se constrói a boneca, todos sentados ao chão iram confeccionar a sua própria boneca Abayomi.

Recursos: Fotos, tecidos para a confecção das bonecas, tesoura, Xerox, programa Windows Movie Maker.
Referencia do livro utilizado:
LIMA, Eloísa Pires. Histórias da preta. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2003.

Avaliação:
Será realizada de acordo com o desenvolvimento das atividades propostas pelo professor, e a participação dos alunos no decorrer do projeto. Seu entendimento com relação à cultura Afro nos dias atuais, sua compreensão, respeito, e valorização da cultura Afro. Será também levado em consideração sua criatividade, interesse, no decorrer das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário