Identificação:
Escola: Escola de Educação Básica Princesa Isabel.
Professora: Camila Freitas Fidelix.
Disciplina: História
Ensino Fundamental
Série: 4ª série.
Data: 16 de setembro de 2009
Tempo previsto: 4 horas ( um dia )
Tema: Contribuições da cultura Afro na sociedade.
Conteúdos:
Conceito de cultura Afro.
Preconceito.
Diversidade cultural.
A cultura Afro no cotidiano da nossa sociedade.
Objetivos:
Compreender e valorizar a diversidade sociocultural e a convivência solidária para a construção de uma sociedade democrática.
Identificar qual é o entendimento que os alunos têm sobre o tema como forma de valorização.
Perceber a importância da cultura afro na construção da cultura brasileira.
· Confeccionar e compreender a boneca Abayomi como símbolo da cultura Afro.
Procedimentos Metodológicos:
· Em um primeiro momento irei conversar com os alunos sobre o que eles conhecem da palavra Afro-descendentes; trazendo para a sala uma breve discussão da mesma.
· Após entregarei para os alunos em uma folha, duas pequenas histórias que contém no livro “histórias da preta”, uma seria “os invisíveis” e a outra seria “ um jeito de olhar” após a leitura coletiva iremos conversar sobre o que essas histórias trazem, quais são os significados delas.
· Contarei a história da boneca Abayomi, e após de acordo com a minha explicação, de como se constrói a boneca, todos sentados ao chão iram confeccionar a sua própria boneca Abayomi.
Recursos: Fotos, tecidos para a confecção das bonecas, tesoura, Xerox, programa Windows Movie Maker.
Referencia do livro utilizado:
LIMA, Eloísa Pires. Histórias da preta. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2003.
Avaliação:
Será realizada de acordo com o desenvolvimento das atividades propostas pelo professor, e a participação dos alunos no decorrer do projeto. Seu entendimento com relação à cultura Afro nos dias atuais, sua compreensão, respeito, e valorização da cultura Afro. Será também levado em consideração sua criatividade, interesse, no decorrer das atividades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário